O que é a macrobiótica?

A origem da palavra vem do grego antigo — Macro (grande ou longa) e Bios (vida ou forma de vida)."
"Faça do seu alimento o seu medicamento!" - Hipócrates
Acordada na Conferência Internacional de Macrobiótica, realizada em Berlim, por 45 professores de Macrobiótica de diversos países. – 9 de Novembro de 2017 - Definição de macrobiótica
A Macrobiótica é um modo de vida que orienta as escolhas individuais em alimentação, atividade física e estilo de vida. É um sistema de princípios e práticas que visam o equilíbrio em benefício do corpo, da mente e do planeta.
O mentor desta dieta era um filósofo japonês dos anos 20, George Ohsawa, que acreditava que comer de maneira simples e saudável ajudaria a viver em harmonia com a natureza e na adaptação fácil das suas constantes mudanças. O seu sucessor foi Michio Kushi, que tinha o sonho de transformar o planeta num lugar mais pacifico através da alimentação. Veio do Japão para EUA, e foi aí que a macrobiótica passou a ser difundida pelo mundo.
A macrobiótica vai para além de uma dieta alimentar, porque é também importante a forma como nos relacionamos connosco, com o próximo e com as nossas escolhas. Para além do bem nutrir no prato é o nutrir fora, seja no âmbito pessoal, profissional, amoroso, comunitário, etc.
A alimentação é um fator de enorme importância, pois somos o que comemos. Com isto somos também aquele que se coloca na observação de como das situações e das emoções. Tanto quanto importante digerir os alimentos é também as emoções.
Neste sentido a macrobiótica também significa equilibrio. Porque tem forma de interpretar a nutrição no consumo de cereais integrais como base, leguminosas, vegetais e o principio oriental yin-yang segundo medicina tradicional chinesa.
A macrobiótica consiste em alimentos biológicos e cultivados na proximidade do local de consumo (preferencialmente, mas confesso ser difícil vivendo numa ilha pois grande parte do cultivado provém do exterior, digamos quando a minha horta não trabalha a favor), vegetais sazonais, ricos em hidratos de carbono complexos e, ao mesmo tempo, menos gordura, açucares e alimentos quimicamente processados.
"A macrobiótica é adaptável à idade, à condição de saúde, às especificidades físicas, mentais e emocionais de cada pessoa. É tudo uma questão de flexibilidade e ajustamento constante, tal como a Natureza, está em constante transformação e adaptação - a Lei da Impermanência." - Sónia Jordão
"Conhecer a nossa bioindividualidade é fazer o resgate de consciência e
presença com o nosso corpo."
Com tudo isto permite-te explorar e sentir através da resposta do teu corpo, mediante uma observação atenta. O alimento bom para mim poderá não ser para ti. Dá a oportunidade de experimentares por ti e fazeres tu própria/o esta análise.