A emoção é uma escolha natural

16-03-2024

Nós não temos escolha sobre a emoção que surge perante uma determinada ação e situação. A mesma surge como resposta a algo sem que dela possamos escolher, com isto, a emoção é uma escolha natural não sendo objeto de controlo. No entanto, eu posso controlar a minha ação sobre determinada situação e circunstância. Um processo que requer uma análise constante e entendimento de mim mesma. Nós temos uma escolha sobre a nossa ação e esta mesma ação poderá ser no âmbito físico através da forma como exerço e realizo; no âmbito oral através da forma como verbalizo e no âmbito mental através dos meus pensamentos.

As emoções surgem no campo mental e provêm de um pensamento. Este mesmo pensamento por si só é já uma ação. Se a emoção é mental e não depende de mim e este mesmo pensamento depende de mim por ser ação, como é que eu desenvolvo esta emoção?

Tudo depende da minha escolha. Quando remeto para o campo mental sei que a minha emoção provém de um pensamento e este mesmo pensamento é também ele alvo de surgimento natural e processamento da minha mente. 

No entanto, o pensamento por realizar também emoção é entendido como uma ação mental. Logo, quando entendo esta ação mental, que desenvolvo através do meu pensamento, consigo entender qual a emoção que este pensar sobre a situação me devolve. Tudo isto depende de uma escolha e toda a escolha remete para uma responsabilização própria. Quando eu percebo que é da minha responsabilidade a ação que executo também eu percebo que é da minha responsabilidade eu não saber de que forma irei sentir a emoção, mas é bem maior a minha responsabilidade sobre aquilo que faço com aquilo que sinto. Isto é, a minha ação vai desencadear uma emoção e esta emoção um sentimento e tudo isto é de minha responsabilidade e escolha de como quero agir e qual o fator de importância que carrego para com. Uma vez mais, é a minha escolha. Só eu posso escolher fazer na medida em que vou entender e encarar a pessoa que sou. O entendimento de mim mesma levar-me-á a uma ação e consequentemente à emoção que a ação me trará. Toda esta escolha está inserida no desejo, naquilo que quero, naquilo que sou e o que sou e quero perante aquilo que sou. E todos os desejos carregam um facto de importância e uma ação sobre. Todo o desejo antecede a uma ação e consecutivamente uma ação desencadeia novos desejos e assim sucessivamente. 


REFLEXÃO I YOGA I POESIA I CULINÁRIA 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora